8 Causas de esquecimento em jovens

Quais são as principais causas de esquecimento em jovens? Quando precisamos nos preocupar e consultar um especialista? Confira as respostas no artigo a seguir.

Tem tornado-se comum, cada vez mais, jovens se queixando sobre perda de memória, principalmente dos 20 aos 30. Alguns fatores como o uso da tecnologia e estilo de vida podem interferir nesse fenômeno. A questão é o que causa esquecimento em jovens?

Nesse artigo será detalhado possíveis causas e as relações delas com o estilo de vida e quando é preciso procurar um especialista.

O que pode causar perda de memórias em jovens?

A perda de memória significativa não é comum entre pessoas jovens. Situações como demência e alzheimer, apesar de serem possibilidades, não são as principais causas do esquecimento em jovens. Confira as causas mais comuns:

1. Privação do sono:

O sono não é apenas um dos estágios natural do dia, ele é um dos mais importantes para o nosso corpo e memória. É comum, principalmente, na juventude, negligenciarmos esse momento, ao fazer isso prejudicamos nosso organismo.

Para a memória, o sono interfere em como consolidamos o que vivemos e aprendemos no dia anterior. É na fase REM, rapid eye movenent, traduzindo para português, movimento rápido dos olhos, que nosso cérebro processa o dia anterior, enquanto descansa para o próximo. Para aqueles que dormem pouco cronicamente, sintomas como perda de: desempenho cognitivo, memória, capacidade de concentração e atenção, são comuns.

2. Falta de nutrientes:

Uma dieta rica em nutrientes e alimentos naturais com certeza auxilia todas as funções corporais, mas a ausência desses pode prejudicar a memória. Algumas vitaminas como a B12 tem sido apontadas como ligadas ao desempenho dessa capacidade cognitiva.

É possível descobrir como estão seus níveis com exames de sangue e repor com alimentação ou suplementação, consulte seu médico.

3. Depressão:

É comum encontrar pacientes deprimidos queixando-se sobre a perda de memória, uma das causas do esquecimento em jovens é a doença  A depressão age no sistema nervoso, em regiões como o hipocampo, esse pode, inclusive, reduzir de tamanho em depressivos crônicos.

Como altera a estabilização de humor, interfere na produção de serotonina, dopamina e noradrenalina, hormônios que alteram capacidades cognitivas, como memória.

4. Estresse e Ansiedade:

Estar constantemente em estado de estresse pode prejudicar sua memória, durante picos de ansiedade há uma superativação dos neurônios e regiões do cérebro simultaneamente, prejudicando os processos cognitivos, já que o cérebro irá priorizar as funções de sobrevivência.

Há, também, a liberação excessiva de cortisol, esse hormônio possui funções intrínsecas ligadas com a memória, segundo The Cognitive Neuroscience Society (CNS)  os níveis cronicamente elevados desse hormônio prejudicam a aquisição de memórias.

5. Medicamentos de uso contínuo

Alguns medicamentos podem apresentar como efeito colateral a perda de memória. Contudo, outros ao serem usados por um longo período podem alterar as funções cognitivas. Por isso, antes de medicar-se consulte um médico e leia atentamente a bula. Alguns de uso comum como analgésicos, relaxantes musculares, soníferos e antialérgicos podem causar esse efeito. Geralmentea perda de memória cessa com a suspensão do medicamento.

6. Hipotireoidismo

Hipotiroidismo é a redução da produção dos hormônios da tireoide, o T3 e T4, como essa glândula auxilia a regulação da função da memória do cérebro, a queda desses hormônios podem alterar as funções. Em casos não tratados a doença afeta a memória de longo prazo, em pacientes que buscam tratamento a tendência é normalizar.

7. Uso de drogas:

Segundo o professor de Neurologia da USP, Paulo Henrique Ferreira Bertolucci, o uso de drogas de adição, aquelas que modificam o funcionamento de nosso organismo, estão entre causas de demência de jovens. Principalmente, as injetáveis que podem piorar o risco de embolias.

8. TDHA

A Associação Brasileira de Déficit de Atenção define TDHA como um transtorno neurobiológico, com sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

A desatenção prejudica a formação de novas memórias e a memória prospectiva, aquela sobre o que ainda irá acontecer. Além disso, o TDHA em alguns casos causa ansiedade, que como já vimos, prejudica a memória.

Até quando o esquecimento em jovens é normal?

Quando estamos passando por momentos difíceis que causam picos de ansiedade ou estresse, é normal ter alguns lapsos de memória, desde que não frequentes.

Se você possui alguma das características acima, é importante consultar um neurologista para entender o quão prejudicada sua memória esta e a causa exata da condição. Sobretudo para descartar situações mais graves como demência e alzheimer.

Quando começar a se preocupar?

Quando devemos procurar um especialista? Se seu esquecimento tem sido constante, é um sinal de alerta. Em caso de queda de rendimento nos estudos ou trabalho é importante procurar ajuda.

Outros pontos primordiais são: você tem dificuldade agir em caso de emergência? Suas atividades rotineiras estão sendo prejudicadas pela falta de memória? Tem problemas com aprendizado de coisas novas?

Se você respondeu sim para qualquer pergunta acima, consulte um neurologista.

Dr. Bruno Gonzales Miniello – Neurologista

CRM: 145.455

RQE 89792

Fontes:

DEMÊNCIA EM JOVENS: EXAME INICIAL E CAUSAS MAIS COMUNS. Paulo Henrique Ferreira Bertolucci.

https://www.mackenzie.br/fileadmin/OLD/47/Editora/Revista_Psicologia/Teoria_e_Pratica_Volume_2_-_Numero_2/art2.pdf

The Cognitive Neuroscience Society (CNS) https://www.cogneurosociety.org/cortisol_memory/

Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA)

https://tdah.org.br/sobre-tdah/o-que-e-tdah/https://tdah.org.br/tdah-e-memoria-prospectiva/

Compartilhe:

Dr. Bruno Miniello

Online

Agende sua consulta, informe os dados abaixo:

O Bruno Miniello utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.