Fevereiro Roxo e o combate ao mal de Alzheimer

FEVEREIRO ROXO1

Durante o mês de fevereiro, o combate às doenças de Lúpus, Fibromialgia e Mal de Alzheimer ganha destaque nos mais variados meios de comunicação. Conhecido como Fevereiro Roxo, a campanha tem como objetivo informar e conscientizar a população sobre esses enfermos, informando seus sintomas e os possíveis tratamentos. Além dessa, existe outra que ocorre nesse mesmo período chamada de fevereiro laranja, que abrange ao combate contra a leucemia.

As doenças combatidas no Fevereiro Roxo

Neste mês, o principal foco de conscientização são três doenças bastante conhecidas, são elas:

– Fibromialgia: ainda que as causas dessa doença ainda não sejam claras, a fibromialgia normalmente ocorre depois de um acidente físico grave. Dentre os sintomas estão: dores nas articulações, cansaço físico, desregulação do sono, ansiedade e depressão. Segundo o site do Governo Federal de 2022 destinado ao Fevereiro Roxo, a fibromialgia afeta cerca de 3% da população brasileira, sendo que, de cada 10 pacientes, sete a nove são mulheres.

– Lúpus: é um distúrbio crônico em que o paciente passa a produzir mais anticorpos do que o normal. Esse excesso faz com que o próprio sistema de defesa passe a atacar o organismo, causando complicações nos rins, pulmões, articulações e pele. O governo estima que o Lúpus Sistêmico é a forma mais perigosa da doença e também a mais comum, afetando cerca de 70% dos pacientes que possuem Lúpus.

– Alzheimer: bastante conhecida por afetar idosos, o Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que acaba reduzindo as capacidades cognitivas, afetando as relações sociais e de trabalho do paciente. Com o passar do tempo, o Alzheimer também causa perda de memória, afetando o comportamento da pessoa e causando demência.

Os desafios na luta contra o Alzheimer

O Alzheimer é uma doença de aspecto crônico e, no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), seis por cento das pessoas com mais de sessenta anos possuem essa patologia. Além disso, não há uma cura, sendo que a maioria dos estudos para a sua busca ainda não são totalmente conclusivos.

Enquanto a cura ainda não é uma realidade para a maioria, existem formas terapêuticas que permitem frear o avanço dos sintomas. Parte da campanha Fevereiro Roxo é conscientizar a população desses métodos. Alguns deles são:

– Alimentação: a redução na ingestão de carboidratos e uma dieta mais balanceada pode reduzir em até 50% o risco dessa patologia.

– Novos idiomas: aprender um novo idioma pode reduzir em até 15% as chances de desenvolver o Alzheimer, além disso, essa porcentagem pode subir ainda mais caso o paciente não apenas aprenda, mas domine uma segunda língua.

– Música: aprender a como utilizar novos instrumentos musicais, além de outras técnicas de música também são fatores que auxiliam na redução dos sintomas.

A importância do Fevereiro Roxo no Brasil

De acordo com um estudo publicado pela OMS, em 2010, o Brasil possuía aproximadamente um milhão de pacientes diagnosticados com Alzheimer. Conforme esse mesmo levantamento, a tendência é que o número dobre em vinte anos. Muito desse aumento vem pelo fato de que a população está envelhecendo, ou seja, há uma melhora na qualidade de vida permitindo que as pessoas vivam mais. Outro fator que colabora para esses números, especialmente na América Latina, é a falta de informações de boa qualidade para essa doença.

Em um outro estudo, divulgado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, mostra que mulheres têm uma prevalência de desenvolver alguma demência do que os homens, pelo fato de sua expectativa de vida ser maior e, por consequência, conviver com um período mais longo com essa incapacidade.

Esse resultado é causado pela falta de conscientização por parte da população e ausência de políticas públicas direcionadas a esse combate. Por conta da ausência de informação, os sintomas da doença de Alzheimer são notados apenas em estágios mais avançados, dificultando o tratamento dos sintomas. O Fevereiro Roxo, nesse quesito, é fundamental para que o conhecimento sobre o que é o Alzheimer, quais são suas características e modos de prevenção chegue para a população mais carente.

Sintomas do Alzheimer

Uma das importâncias do Fevereiro Roxo é informar a população dos principais traços da doença de Alzheimer e fazer isso nos estágios iniciais da patologia para ela ser tratada de forma correta. Abaixo, segue uma lista dos principais sintomas de acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz):

– Perda de memória recente com repetição dos mesmos assuntos;

– Esquecimento de onde guardou seus pertences e compromissos;

– Dificuldade em tomar decisões e planejar atividades mais complexas;

– Dificuldade em compreender palavras, cometendo erros ao falar ou escrever;

–  Incapacidade de reconhecer faces ou objetos, podendo ter dificuldades em lembrar de pessoas conhecidas;

– Insônia;

– Alteração no apetite, seja comendo exageradamente ou diminuição na fome;

Ainda conforme a Abraz, apesar desses sintomas serem os mais comuns, eles podem variar de acordo com a pessoa, mesmo que um ou mais pacientes possuam a mesma demência.

Tratamento do Alzheimer

Quando um ou mais sintomas forem identificados em uma pessoa, é importante que seja encaminhada para um médico neurologista para que ele possa diagnosticar se de fato o paciente possua a patologia. Caso o resultado seja positivo, as recomendações médicas devem ser seguidas, podendo variar conforme o paciente.

CRM: 145.455RQE 89792