Cansaço mental: o que é e como combater?

Provavelmente em algum momento você já se sentiu cansado e exausto ao fim do dia mesmo sem ter feito esforços físicos. Essa condição, chamada de cansaço mental, na verdade é um esgotamento do cérebro que, após receber uma sobrecarga de informações por um tempo prolongado, acaba nunca encontrando um estado de repouso.

Os motivos de uma pessoa ter cansaço mental podem ser vários: excesso de trabalho, falta de exercícios físicos ou uso prolongado de redes sociais. Nesse post, iremos falar sobre os perigos desse esgotamento, como também alguns hábitos que podem ajudar seu cérebro mais descansado e disposto.

O que é o cansaço mental?

Resultado de um aumento do cortisol, também conhecido como hormônio do estresse, o cansaço mental faz com que o cérebro deixe de funcionar de forma adequada, prejudicando em diversas funções mentais. É comum que, nesse estado, a pessoa fique com a concentração e a memória comprometida.

Por estar diretamente ligado ao cérebro, o cansaço mental pode, ao longo do tempo, também causar efeitos físicos, culminando em uma variedade de problemas para a pessoa.

O cansaço mental traz efeitos de curto prazo, afetando tanto no rendimento profissional, quanto nos relacionamentos. Além disso, nesse estado, a pessoa tende estimular mais pensamentos autodepreciativos, colaborando ainda mais para a deterioração do seu estado mental.

Se não tratada de maneira correta, o cansaço mental pode evoluir para um quadro mais grave: a síndrome de Burnout.

Cansaço mental e físico: nem sempre coisas distintas

Apesar de ser comum associar o cansaço do corpo com atividades físicas, nem sempre ela está associada por conta de esforços puramente corporais como pedalar ou levantar peso.

Quando uma pessoa apresenta um cansaço mental, além dos sintomas emocionais e mentais, também podem aparecer físicos.

Porém, diferente do cansaço corporal, em que uma boa noite de sono e repouso é possível descansar e recuperar toda a disposição, no caso do cansaço mental, mesmo dormir pode não resolver.

Isso ocorre, porque, mesmo durante o sono, o cérebro ainda continua trabalhando. Dessa forma, para cuidar do cansaço mental, é necessário adotar outras práticas de bem-estar para dar uma folga ao cérebro.

Dentre os principais sintomas do cansaço mental, estão os seguintes:

– Insônia ou distúrbios do sono;

– Aumento da procrastinação;

– Perda do apetite;

– Dores no corpo;

– Desinteresse em hobbies e tarefas prazerosas;

– Gastrite e acidez no estômago;

– Redução da produtividade;

– Alteração do humor;

Dores de cabeça;

– Baixa imunidade;

– Lapsos de memória.

A soma desses sintomas que, se ignorados, pode causar uma piora no quadro do cansaço, levando a pessoa a desenvolver quadros de depressão.

O que fazer para descansar o cérebro?

Por conta da rotina nos dias de hoje, é um verdadeiro desafio colocar o cérebro em repouso. Constantemente, estamos sendo bombardeados por informações e estímulos que vem de todos os lados. Com isso em mente, é necessário criar alguns hábitos, permitindo que a velocidade dos pensamentos diminua.

Boas noites de sono

Ainda que o cérebro continue trabalhando enquanto dormimos, dormir ainda é um dos maiores aliados para o descanso da mente. Isso ocorre, porque é nesse momento que memórias são consolidadas e hormônios que garantem o bom funcionamento do organismo são liberados.

Por isso, definir horários padrões para dormir ao menos oito horas é fundamental. Além disso, o ambiente precisa estar escuro e bem arejado para garantir melhor qualidade no sono.

Momentos de lazer

Outra boa prática é manter regularmente momentos de lazer. Praticar um hobby, sair com os amigos, assistir uma série ou ler um livro. Esses são alguns exemplos de atividades que ajudam na desaceleração do seu cérebro, reduzindo o recebimento de informações.

É ideal que, principalmente em dias mais corridos, pelo menos uma hora seja dedicada apenas a essas atividades.

Alimentação saudável

Assim como todo o restante do organismo humano, o cérebro também precisa de vitaminas e minerais para um desempenho saudável.

Por isso, uma dieta equilibrada é importante para manter seu corpo bem suprido dessas fontes de nutrientes. Para o cérebro, alimentos ricos em proteínas, zinco, vitaminas C e D são os que mais trazem benefícios.

Atividades físicas regulares

A falta de práticas físicas reduz a disposição do corpo para tudo, resultando no cansaço mental e físico.

Reservar um tempinho para fazer um alongamento ou fazer uma caminhada curta já podem ser de grande ajuda na manutenção do seu bem-estar.

Procure ajuda

Não deixe de pedir ajuda para as pessoas de confiança ao seu redor. Em casos mais graves, é importante também procurar ajuda de um médico profissional para que ele possa fazer o encaminhamento mais adequado ou até mesmo receitar medicamentos.

Dr. Bruno Gonzales Miniello – Neurologista

CRM: 145.455

RQE 89792

Compartilhe:

Dr. Bruno Miniello

Online

Agende sua consulta, informe os dados abaixo:

O Bruno Miniello utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.