Doença de Devic: saiba mais sobre essa rara condição

Também conhecida como Neuromielite óptica, a Doença de Devic é uma doença autoimune, ou seja, o próprio sistema de defesa do organismo ataca e destrói outras estruturas do corpo.

A Doença de Devic acontece quando, o anticorpo aquaporina 4, ataca as células de determinados lugares do sistema nervoso central. Isso desencadeia uma ação inflamatória, causando um processo chamado de desmielinização, gerando danos nas fibras do nervo óptico e da medula espinhal.

Os tipos da Doença de Devic

Existem dois tipos dessa doença e que possuem características diferentes.

O primeiro deles é a Neuromielite Óptica Recidivante. Nesse caso, após o surto inicial que ocasiona a inflamação na medula espinhal e no nervo óptico, há outros que vão se repetindo com o passar dos anos. Normalmente, nesses casos, o paciente não consegue se recuperar totalmente dos sintomas e o dano é permanente.

O segundo é a Neuromielite Óptica Monofásica. Aqui, os surtos ocorrem em um intervalo que pode variar de dias até semanas. Após isso, não há outros ataques. Diferente do tipo Recidivante, a recuperação desse tipo é mais fácil, já que seus sintomas são temporários.

Os principais sintomas da Doença de Devic

Os sintomas podem variar para cada paciente, além disso, a intensidade deles também irá depender do tipo da doença e se ela está em estágio inicial ou avançado.

Por ser uma doença que está ligada diretamente a medula espinhal ou ao nervo óptico, seus sintomas serão voltados para essas duas categorias específicas. No caso dos sintomas da medula, os principais são:

– Vertigens e tonturas;

– Dores fortes em partes do corpo, principalmente nas costas e nuca;

– Dormência e formigamento;

– Perda de sensibilidade, alterando a percepção de temperatura;

– Mudanças nos horários de sono;

– Problemas intestinais;

– Perda de equilíbrio.

Já os sintomas relacionados ao nervo óptico são:

– Visão duplicada;

– Redução da precisão visual como vista embaçada ou escura;

– Perda parcial da visão.

Conforme o estágio da doença avança, os sintomas tendem a se tornarem mais graves. Sua intensidade pode fazer com que o paciente desenvolva cegueira, perda tátil e disfunções intestinais permanentes.

Como é feito o diagnóstico?

Os sintomas da Doença de Devic normalmente são confundidos com outras doenças como a esclerose múltipla. Por isso, o neurologista irá investigar o histórico do paciente e avaliar questões que envolvem alterações em sua visão.

O exame com imagem utilizando ressonância magnética pode auxiliar na visualização de locais com inflamação.

Já o exame de sangue pode mostrar alterações imunológicas. Dessa forma, é possível investigar outras causas que possam vir a causar alterações no sistema imunológico do corpo e detectar outras patologias com sintomas parecidos da Doença de Devic.

Algumas das doenças que possuem sintomas semelhantes a Neuromielite Óptica são:

– Lúpus Eritematoso Sistêmico;

Esclerose Múltipla;

– Inflamações virais;

– Encefalomielite Desmielinizante Aguda.

Qual é o tratamento?

A Doença de Devic não possui cura. Entretanto, há tratamentos que ajudam na redução, frequência e intensidade dos sintomas. Quanto mais cedo se buscar um tratamento para a doença, menos impacto ela irá causar no paciente e reduz as chances da patologia evoluir para um caso mais grave.

Normalmente, o uso de medicamentos é comum no tratamento da Doença de Devic. Corticoides e imunossupressores são utilizados para interromper o ataque do sistema imunológico ao próprio organismo. Além disso, o médico pode receitar anti-inflamatórios que irão ajudar a diminuir as inflamações causadas.

Em casos mais graves, é possível que o paciente tenha que passar por um procedimento de troca de plasma. Nele, transferindo o sangue, os anticorpos que causam os ataques são retirados para que, em seguida, o sangue seja retornado ao paciente.

Paralelo a medicação, terapias multidisciplinares também ajudam os pacientes que sofrem dessa doença a terem uma melhor qualidade de vida. Nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e fonoaudiólogos são alguns profissionais que poderão complementar ao tratamento.

Por fim, o acompanhamento junto a um neurologista é essencial. O tratamento da Doença de Devic precisa ser constante, pois é dessa forma que se faz o acompanhamento dos sintomas e a evolução da doença de forma geral. Conforme dito anteriormente, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, menos danos essa doença poderá causar.