O que é afasia?

Recentemente o ator Bruce Willis foi diagnosticado com uma doença chamada de afasia, o que provocou sua aposentadoria aos 67 anos. A afasia é um distúrbio cerebral que prejudica as capacidades de linguagem e comunicação, fazendo com que a pessoa tenha dificuldades em expressar suas ideias seja por meio da escrita ou da fala.

Normalmente, a afasia ocorre após um dano no cérebro, que ocorre no hemisfério esquerdo do órgão e afeta as regiões temporais e frontais, onde normalmente estão as redes neurais relacionadas às funções da linguagem.

Entenda mais sobre o que é afasia, seus tipos, sintomas e tratamentos nesse artigo.

Os tipos de afasia

Por existir mais de um tipo de afasia, é importante que haja acompanhamento de um neurologista assim que os primeiros sintomas forem detectados, pois o tratamento pode mudar dependendo da variedade desse distúrbio.

De acordo com o site do Hospital Albert Einstein, existem dois tipos comuns de afasia: fluentes e não fluentes.

Pessoas com afasia fluente podem falar com facilidade, porém elas se expressam com frases longas e complexas que, muitas vezes, acabam se tornando desconexas e não fazem sentido dentro do contexto da conversa, incluindo palavras incorretas. Ainda conforme o artigo do Albert Einstein, os pacientes não entendem o que está sendo falado e não tem ciência de que não estão sendo compreendidos.

Já a afasia não fluente faz com que a pessoa não consiga falar corretamente as palavras necessárias durante uma conversação, tendo dificuldades em encontrar o termo correto, falando frases curtas e omitindo palavras. Diferente de pacientes com afasia fluente, eles conseguem compreender o que estão ouvindo e têm consciência de que não estão conseguindo expressar as palavras necessárias.

o que é afasia? quais são os sintomas?

Dependendo de qual afasia o paciente possui, os sintomas variam. De qualquer forma, haverá sempre uma dificuldade na linguagem e na comunicação, seja falando frases longas e desconexas ou não conseguindo encontrar as palavras corretas. Alguns dos sintomas incluem:

– Frases curtas ou incompletas;

– Troca de uma palavra pela outra;

– Troca de fonemas por outros;

– Falas incompreensíveis;

– Não consegue entender outras conversas;

– Falas ou frases sem sentido.

Causas, prevenções e diagnóstico

A afasia pode ser tanto consequência de um AVC, ou pode estar relacionada a doenças degenerativas, como tumores. O grau da afasia é determinado pelo tamanho e gravidade da lesão cerebral.

Por ser uma condição normalmente vinda a partir de outras patologias, não há como fazer uma prevenção para a afasia. Em casos como o AVC, as melhores prevenções são os controles de diabetes, colesterol, obesidade, sedentarismo e tabagismo.

O diagnóstico da afasia é clínico, feito por um neurologista. Após realizado todos os exames, o profissional irá realizar um exame topográfico para verificar em qual lado do cérebro está a lesão e assim diagnosticar o tipo da afasia. A partir dessas informações, o médico irá determinar qual será o melhor tratamento para o paciente.

o que é afasia e como ela afeta o cérebro?

O que se deve ter um tratamento imediato, é a doença base que a ocasionou. No caso de AVC, por exemplo, é crucial que o paciente seja levado imediatamente para o pronto-socorro especializado para que o quadro não agrave, permitindo que a pessoa tenha tempo de tratar a doença sem sequelas futuras.

Segundo o Hospital Albert Einstein, após realizado o tratamento da doença inicial, para cuidar da afasia é feito programas de reabilitação de linguagens. Essa terapia auxilia o paciente a tentar se comunicar de outras formas, buscando alternativas às suas deficiências.

Além disso, é recomendado que os familiares participem da terapia para que também saibam como lidar com essa condição e auxiliem o paciente em seu quadro. Isso tudo sempre com acompanhamento médico, especialmente de um neurologista.