Transtornos de neurodesenvolvimento: entenda o que são

Os transtornos de neurodesenvolvimento são condições que afetam uma pessoa desde o início do seu desenvolvimento infantil. Elas podem afetar diversas habilidades como a comunicação, linguagem motora, sensorial, dentre outras.

Dentre os diversos tipos desses transtornos, o autismo é um dos principais exemplos, já que seus sintomas afetam diretamente uma ou mais dessas áreas, dependendo dos seus tipos.

Como são identificados os transtornos do neurodesenvolvimento?

Por aparecerem normalmente durante a infância, os transtornos do neurodesenvolvimento são identificados pelos pais ou no ambiente escolar. Dentre os sintomas, os mais comuns de serem notados são dificuldades em:

Recordação de memórias;

– Percepção em relação ao espaço ao seu redor;

– Solução de problemas

– Interações sociais.

O impacto desses transtornos pode variar dependendo da pessoa, podendo eles serem leves, moderados ou intensos. Nos casos medianos e graves, os transtornos do neurodesenvolvimento comprometem os desenvolvimentos sociais e cognitivos de um paciente.

Os transtornos de neurodesenvolvimentos podem ser puramente genéticos, apesar de a hereditariedade nem sempre ser uma regra. Muitas vezes, o aparecimento de alguma dessas condições ainda ocorre nos períodos iniciais de desenvolvimento do indivíduo, como a gravidez.

Os principais transtornos

Quando falamos em transtornos do neurodesenvolvimento, o diagnóstico específico de cada um pode variar, dependendo da análise feita por um neurologista. A seguir, falaremos um pouco mais de cada um deles.

Transtorno do Espectro Autista

Conforme falamos anteriormente, o Transtorno do Espectro Autista é um dos principais exemplos de transtornos de neurodesenvolvimento. Devido aos seus diferentes tipos, o autismo pode afetar diversos aspectos do desenvolvimento de uma pessoa, especialmente crianças.

A maioria das dificuldades aparece no comprometimento da linguagem, desenvolvimento de relacionamentos e no aprendizado. Para saber mais sobre o autismo, confira esse post com mais detalhes.

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

Afetando em torno de 8% a 11% das crianças a partir dos 4 anos, o TDAH tende a se manifestar antes dos 12 anos, com o dobro de chances em pessoas do sexo masculino.

Os impactos do TDAH podem ser significativos especialmente nos ambientes escolares e acadêmicos. Dentre os principais sintomas desse sintoma, os principais envolvem a perca constante de concentração e hiperatividade.

Para saber mais sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, confira esse post.

Síndrome de Rett

Sendo um dos mais raros dos transtornos de neurodesenvolvimento, as causas da síndrome de Rett são por problemas genéticos e afeta, na maioria das vezes, pessoas do sexo feminino.

Essa síndrome 1 a cada 10.000 nascimentos do sexo feminino. No caso de homens, a doença é ainda mais rara.

Os sintomas tendem nos seis primeiros meses de vida, comprometendo o desenvolvimento linguístico e movimentos repetitivos com a mão.

Além disso, outros sinais que chamam a atenção para a Síndrome de Rett são a perca da coordenação motora, convulsão, escoliose, problemas respiratórios, distúrbios no sono e menor taxa de crescimento da cabeça, pés e mãos

 Dificuldades na aprendizagem

Afetando as capacidades do intelecto, os transtornos do neurodesenvolvimento que tangem a aprendizagem tendem a atingir áreas críticas como memória e raciocínio. Dessa forma, é possível que a capacidade de leitura possa afetar a criança, além do desenvolvimento de dislexias.

As deficiências de aprendizagem podem ser notadas apenas quando a criança passa a iniciar a sua vida escolar, com outras da mesma idade. É nesse momento em que a maioria dos diagnósticos são feitos a partir de testes e questionários comportamentais.

Tratando os transtornos do neurodesenvolvimento

Os tratamentos para esses transtornos variam conforme o diagnóstico e o grau de intensidade de cada um. Eles devem ser escolhidos baseado na decisão dos pais, com o acompanhamento de um médico especialista.

Normalmente, os tratamentos envolvem áreas multidisciplinares da medicina, sendo necessário um acompanhamento constante para validar as evoluções do paciente e precisam serem feitos durante toda a vida.

Os transtornos do neurodesenvolvimento são questões complexas e delicadas de se lidar. Por impactarem principalmente em esferas sociais que afetam o cotidiano dos pacientes, o seu acompanhamento é fundamental.

No entanto, com o devido acompanhamento médico e psicológico, os pacientes com esses transtornos podem levar uma vida normal. No decorrer do tratamento, diversos sintomas podem ser minimizados com terapias cognitivas e com o uso de determinados medicamentos.

Além disso, é importante frisar que, quanto mais cedo a pessoa com algum desses transtornos for diagnosticada, mais efetivo será seu tratamento, bem como seus impactos no decorrer da vida serão menores.

Dr. Bruno Gonzales Miniello – Neurologista

CRM: 145.455

RQE 89792

Compartilhe:

Dr. Bruno Miniello

Online

Agende sua consulta, informe os dados abaixo:

O Bruno Miniello utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.